Atualização do Windows 10 pode causar problemas com bateria e perda de arquivos

Desde a última atualização do Windows 10 (de outubro), vários usuários têm reportado problemas com a bateria em laptops e também o sumiço de arquivos — que em alguns casos pode ter chegado a vários GBs. Para piorar, os conteúdos não puderam ser recuperados nem mesmo por meio dos pontos de restauração (que devolvem o sistema operacional para a última versão válida). A Microsoft, entretanto, diz já estar ciente e que, no momento, investiga as questões.

Conforme apontou um representante da companhia ao Business Insider, a maior parte das pessoas que instalaram a última versão do SO é composta por “usuários avançados”; em suma, porque a Microsoft ainda não emitiu um aviso de atualização automática — de maneira que quem foi atrás da atualização, foi por sua própria conta e risco. E, sim, é melhor crer que se trata mais de uma constatação do que de uma justificativa.

Seja como for, diversos usuários têm descrito o desaparecimento de diretórios inteiros após o update de outubro (totalizando mais de 200 GB em pelo menos um caso), enquanto outros tantos afirmam que a autonomia das baterias de seus laptops caiu drasticamente depois da atualização.

Incompatibilidades e problemas com o OneDrive

No que se refere aos arquivos desaparecidos, o pessoal do Mspoweruser acredita que se trata de um problema ligado ao serviço em nuvem da Microsoft, o OneDrive. Já a duração da bateria parece associada a uma demanda excessiva do processador, resultado de um problema de compatibilidade com os drivers Intel Display Audio; ao menos nesse último caso, a Microsoft está ciente do problema e, de fato, bloqueou o download para máquinas que ainda não tenham as últimas versões dos referidos drivers.

“Nós recomendamos que vocês não tentem baixar manualmente a atualização 1809 do Windows 10 utilizando o botão Update Now ou a Media Creation Tool do Microsoft Download Center até que os novos drivers da Intel sejam disponibilizados juntamente com o update”, diz a companhia em sua página de suporte. Uma recomendação ainda mais razoável? A menos que exista uma necessidade realmente impreterível, espere pela atualização automática prevista para o dia 9 de outubro.

Fonte: Business Insider, MSPowerUser